MS
Programa Brasil Mais Produtivo oferece consultorias gratuitas para micro e pequenas indústrias de Mato Grosso do Sul
Empresas podem se inscrever até atingir a meta de 68% das inscrições no estado, com foco em manufatura enxuta e eficiência energética
CAPITAL NEWS
Micro e pequenas indústrias de Mato Grosso do Sul ainda têm a oportunidade de se inscrever no Programa Brasil Mais Produtivo para receber consultorias gratuitas. Até o momento, 44 empresas no estado se inscreveram, atingindo 68% da meta estabelecida. O programa também aceita inscrições de médias indústrias.
No Brasil, 4 mil micro e pequenas indústrias já estão cadastradas, representando 69% da meta nacional deste ano. Até 2027, o programa pretende atender 30 mil empresas de pequeno porte com consultorias especializadas em manufatura enxuta e eficiência energética. A meta para este ano é atender 5 mil empresas.
Os empresários interessados devem se cadastrar na Plataforma de Produtividade e escolher as consultorias na modalidade “Otimização de processos industriais”.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo é o maior programa de apoio à produtividade e à transformação digital dos negócios no país. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são os executores, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Plataforma de Produtividade, no ar desde 31 de janeiro, é a porta de entrada para as micro e pequenas empresas industriais. No portal, os empresários encontram diversos serviços, incluindo cursos, ferramentas de gestão e produtividade, e consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética. As empresas podem solicitar uma ou ambas as consultorias e definir suas prioridades.
Senai e Sebrae desenvolveram um diagnóstico que identifica gargalos e melhorias na gestão e produção para reduzir custos e aumentar a produtividade. O serviço inclui formação profissional para os funcionários, garantindo a continuidade das ações e ganhos obtidos.
“Esse é um programa construído a muitas mãos. Junto ao Sebrae, desenvolvemos uma metodologia que de fato tem condição de transformar a pequena e a média indústria ao envolver melhorias na gestão e na produção, o lean manufacturing, eficiência energética e a requalificação profissional aos empregados da indústria, o que pereniza o conhecimento repassado pelo consultor," afirma Gustavo Leal, diretor-geral do Senai.
As consultorias de eficiência energética visam eliminar desperdícios no chão de fábrica, com uma redução de consumo de energia de pelo menos 10%, contribuindo para uma indústria mais limpa. O consultor do Senai identifica oportunidades de economia de energia e apresenta um plano de ações sugeridas, focando em baixo ou nenhum investimento.
A consultoria de manufatura enxuta, ou lean manufacturing, prevê a eliminação de desperdícios de produção no chão de fábrica, com um aumento esperado de pelo menos 20% na produtividade. O consultor do Senai identifica processos críticos e implementa melhorias para medir os resultados.
O lean manufacturing, metodologia criada no Japão na década de 1950, continua trazendo resultados significativos para empresas que a adotam. As consultorias são parte de um esforço contínuo para melhorar a competitividade e sustentabilidade das indústrias brasileiras.